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CALENDÁRIO ESCOLAR POR SEMESTRES EM LEIRIA

CALENDÁRIO ESCOLAR POR SEMESTRES EM LEIRIA

ORGANIZAÇÃO POR SEMESTRES CHEGA ÀS ESCOLAS DE LEIRIA

Todas as escolas do município de Leiria, à exceção do Colégio Nossa Senhora de Fátima, aderiram ao modelo de semestres. Seguem, assim, o exemplo de outros concelhos limítrofes que já aderiram a este sistema em anos letivos anteriores. As escolas destes concelhos demonstraram resultados que se mostraram satisfatórios. Neste leque estão incluídos vários agrupamentos, como, por exemplo, o da Marinha Grande Poente (Leiria), Odivelas, Freixo (Ponte de Lima) e Cristelo (Paredes). Os agrupamentos da Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior), Vila Nova da Barquinha (Santarém) e Boa Água (Sesimbra) também já aderiram aos semestres.

As escolas que se mantêm no modelo por períodos têm o calendário escolar delineado até ao ano letivo de 2027/28, inclusive. As escolas aderentes ao modelo por semestres recebem apenas o calendário escolar relativo ao ano letivo em questão. Neste caso, ainda não foram anunciadas as datas para o calendário escolar. Sabe-se, no entanto, que as pausas letivas para as férias de natal, carnaval e Páscoa mantêm-se, ainda que com alterações. Existem também interrupções em novembro e janeiro, altura em que se realizam avaliações intercalares e de fim de semestre.

Pontos positivos e negativos

Como tudo na vida, temos de ter em conta os pontos positivos e negativos desta nova organização. O novo modelo tem provado ter mais pontos positivos do que negativos de acordo com professores em escolas participantes. Os alunos passam a ter pausas mais frequentes ao longo do ano letivo, proporcionando descanso entre matérias e avaliações. Assim, os alunos não têm de se “arrastar” até às pausas, pois sabem que têm interrupções quase mensalmente.

Além disso, os professores conseguem dar matéria sem deixar temas para trás, o que não costuma acontecer no modelo por períodos. Adicionalmente, têm, efetivamente, mais tempo para esclarecer dúvidas e trabalhar nas mesmas com os alunos, promovendo um crescente sucesso escolar. A nova disposição das avaliações faz com que os alunos não sintam tanta pressão e stresse em melhorar as notas. Nesta disposição, têm uma margem maior para melhorar as notas; têm mais tempo entre as avaliações para estudarem – o que, em muitas situações, pode determinar se são ou não aprovados.

Relativamente a pontos negativos, também existem. Há alunos que têm más notas e que não informam os encarregados de educação. Estes últimos só ficam a saber dos maus resultados no momento da entrega das notas de final de semestre. Assim, só ficam com o 2.º semestre para poder subir essas notas, podendo ser um desafio considerável e demasiado tardio.

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